• Bruno Machado

A Hotmart será a maior plataforma de conteúdo online do mundo

Entenda como essa startup mineira está se estruturando para se tornar a maior plataforma de conteúdo online do mundo



A Hotmart é uma startup mineira, criada em 2010 por dois alunos de ciência da computação da PUC-MG, que distribui e comercializa conteúdos digitais, já tendo realizado transações em mais de 200 países. A plataforma da empresa é uma espécie de e-commerce para produtos digitais, mas que vai além, e oferece uma série de facilidades tanto para quem produz quanto para quem divulga conteúdo, os chamados afiliados.


A startup — que no segundo semestre de 2019 recebeu investimentos do fundo soberano de Singapura e da General Atlantic — vem se destacando justamente por oferecer este amplo leque de soluções; que tratam desde da capacitação do usuário para criar ou divulgar um produto, passando por ferramentas de produção de conteúdo, de monetização até o programa de afiliados.


Se você é um especialista e quer produzir conteúdo para oferecer online, certamente gostaria de contar com uma plataforma que também se encarregasse de encontrar uma equipe de vendas para o seu produto, não é mesmo? Pois é exatamente essa a função do programa de afiliados. Eles representam uma força comercial online com remuneração inteiramente associada ao desempenho, ou seja, recebem o comissionamento caso vendam o seu produto.


Considero o programa de afiliados uma das razões pelas quais acredito que o Hotmart será a maior plataforma de conteúdo online do mundo. Ainda que existam outras plataformas de afiliados, o Hotmart está ampliando os serviços e simplificando a produção de conteúdo, algo vital para o engajamento de mais produtores e, porque não dizer, professores.


A segunda razão para a minha aposta quanto ao futuro da empresa é o movimento que ela vem fazendo para se fortalecer na ponta de produção de conteúdo. Este tema é tão estratégico para a Hotmart, que a empresa adquiriu as startups Klickpages, Teachable e a Wollo em um intervalo de apenas cinco meses. Estas aquisições irão permitir aos usuários novos recursos para produção e distribuição de conteúdo.


Há também uma terceira razão, representada pela nova aposta da empresa — o app Sparkle. Este novo aplicativo é uma espécie de rede social que agrega todos os produtos que o usuário já comprou através do Hotmart, permite a criação de comunidades temáticas, compra e venda de produtos digitais e eventos.


Embora o Sparkle ainda esteja em seus estágios iniciais, ele é um componente estratégico para o ecossistema do Hotmart, podendo inclusive se tornar a peça central, como uma espécie de Super App de conteúdo online.


Portanto, considero que o Hotmart está fazendo os movimentos corretos para se tornar a maior plataforma de conteúdo online do mundo, algo que acredito fortemente que a empresa irá conquistar nos próximos anos.


E o que virá depois disso? Não sei dizer, mas os fundadores e a equipe merecem os nossos cumprimentos. Parabéns Hotmart!


Conteúdo de transformação digital, framework de transformação e estratégia digital.

  • Twitter
  • Branca Ícone Instagram